Aviso

Obrigado por visitar o MyHotAndroid; este blog é fruto de pesquisa em fóruns e outros blogs, caso sinta-se detentor de algum artigo aqui publicado, entre em contato para remoção do mesmo ou exposição dos devidos créditos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Como cuidar da sua Bateria

Pessoal, vou dar aqui algumas dicas de como lidar com sua bateria, para que possamos aumentar a durabilidade da mesma. As baterias de dispositivos eletrônicos são cercadas de mitos; por exemplo, é um mito que a bateria do seu celular pode ficar viciada. Vamos a explicação...

Atualmente as baterias mais usadas em dispositivos portáteis são as de íon lítio, e não ficam viciadas. O mito do vicio das baterias, é graças a um outro tipo de bateria, as de níquel cádmio, que caso houvesse uma carga sem ela estar totalmente descarregada, se tornavam viciadas, acarretando o chamado efeito memória¹.

Então verifique na sua bateria o tipo dela; vão ai algumas dicas para as nossas baterias, as de íon lítio:
  • A bateria deve ser frequentemente carregada e descarregada pelo uso.
  • Deve ser evitado ao máximo que a bateria chegue em sua carga mínima, "desligando" o aparelho.
  • A bateria é sensível ao calor, deve-se evitar expor a bateria ao calor. Quando a bateria estiver totalmente carregada, deve ser retirada do carregador, evitando-se assim que a mesma aqueça
  • As baterias de íon de lítio são facilmente corrompidas, inflamáveis e podem até explodir em altas temperaturas. Nunca a deixe exposta diretamente à luz do sol, curto-circuitos ou a abertura da embalagem também podem fazer com que a bateria se inflame. O uso do aparelho enquanto a bateria esta em carregamento também causa aquecimento da mesma.


¹ Efeito memória, também conhecido como vício de bateria, ocorre em algumas baterias mais antigas como as níquel cádmio (NiCd), enquanto em outros tipos não, como é o caso das de íon lítio. Sem o devido cuidado nas recargas, as baterias propensas ao efeito, parecem adquirir uma capacidade de carga cada vez menor. O efeito acredita-se, seja causado por modificações químicas sofridas pelos materiais utilizados na confecção das células (por exemplo, a formação de cristais de Cádmio).

Um comentário: