Aviso

Obrigado por visitar o MyHotAndroid; este blog é fruto de pesquisa em fóruns e outros blogs, caso sinta-se detentor de algum artigo aqui publicado, entre em contato para remoção do mesmo ou exposição dos devidos créditos.

terça-feira, 15 de março de 2011

Configurações Avançadas de Overclock (SetCPU)

A Aba "Advanced" permite ajustar os aspectos mais sutis dos modos de Overclock, chamados também de governors (scaling). As opções dessa aba só são ativadas quando você escolhe os governors "ondemand" ou "conservative", pois são os modos em que há alta variação de clock(frequência).

Sampling Rate (Taxa de Amostragem) - Em suma é o intervalo medido em microssegundos, que o governor vai acessar a CPU e verificar se deve aumentar ou diminuir a velocidade, ou seja, esse parâmetro pode aumentar a 'sensibilidade' do SetCPU quanto a demanda de processos.

Up Threshold - Define um percentual de 1% a 100%. Quando o uso do Processador chegar a esta porcentagem, o governor irá dimensionar a velocidade para cima.

Down Threshold ("conservative" apenas) - Define um percentual de 1% a 100%. Quando o uso do Processador chegar a esta porcentagem, o governor irá dimensionar a velocidade para baixo.

Ignore Nice Load - Pode ser definido como "0" ou "1", caso seja "1", quando os governor for decidir se muda a velocidade para cima ou para baixo, ele vai ignorar processos "Nice", acredito que se refira os de menor prioridade, ou maior valor nice(ver prioridades no UNIX), que normalmente são tratados como menos importantes pelo processador(ou mais amigáveis, pois cedem processamento aos demais).

Powersave Bias ("ondemand" apenas) - O governor ondemand coloca a CPU em uma frequência menor do que o seu 'objetivo' de acordo com esse valor. É uma opção para gerenciar o uso da bateria; em "0" não tenta economizar nada, já em "1000" tenta economizar a todo custo, setando para a frequência mínima, logo quanto mais alto o valor, as frequências tendem ser mais baixas; o governor reduz o clock do processador baseado no calculo freq × ((1000 - powersave bias) * 0.001) . Recebe valores de 0 a 1000, onde 1000 é de 100%, 100 é de 10%, e 0 é 0%.

Freq Step ("conservative" apenas) - Define o quanto o governor irá incrementar a velocidade a cada vez que o processador atingir a porcentagem do Up Threshold (baseado no valor máx de frequência definido).

Lembrando que se você desejar fixar suas alterações nessa opções, você deve marcar a caixa "Set on Boot" dessa aba também, assim, após desligar e ligar o aparelho as alterações serão aplicadas.

Pessoal tá ai a descrição de cada parametro das opções avançadas do SetCPU, eu não testei valores alternativos aqui, mas acho que as descrições vão ajudar vocês, fiquem a vontade para testar, e não esqueçam de postar os resultados aqui.

Erick Lima

Um comentário:

  1. O meu está assim:
    normal:614 - 245
    screen off: 480 - 122
    charging: 320 - 245
    battery < 20%: 320 - 122
    battery < 10%: 245 - 122

    Está rodando bem legal = ]

    ResponderExcluir