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quarta-feira, 23 de março de 2011

OpenGL ES 1.1 - Cliq, Backflip e Cliq XT

Bom pessoal, já é possivel contar com o OpenGL ES 1.1 nos nossos Cliq, Backflip e Cliq XT. Para quem não sabe OpenGl ES é uma API gráfica para dispositivos moveis, ou seja, um conjunto de instruções e funções que influem diretamente na renderização de vídeo. Nossos aparelhos, por padrão possuem a versão 1.0, mas com suporte até a versão 2.0.

Alguns usuários ao realizarem o upgrade, citaram melhorias como: Mais pontos no 'Neocore', Animações mais 'lisas', Angry Bird's com menos lag.

Pessoalmente não percebi melhoras significativas, e no linpack tive perda de pontos. Aguardo um feedback de vocês.

Instruções

1) Abra o Prompt de comando (DOS ou CMD) no computador (se for o windows vista/7, execute como administrador) e entre no diretório /android-sdk-windows/tools por exemplo, no meu caso digito no DOS o seguinte comando: (em algumas versões da sdk o diretório pode ser platform-tools)

cd C:\Users\Rafael\Downloads\android-sdk-windows\tools

2) Dentro dele, digite “adb shell” (sem aspas) e ele deverá aparecer o seguinte: $
Isto indica que você já está dentro do seu telefone mas como acesso de usuário comum. Agora digite o comando “su” (sem aspas) e ele deverá mudar para: #

3) Extraia os arquivos do OpenGL e o build.prop na mesma pasta em que se encontra o adb (android-sdk-windows\tools ou platform-tools)

4) Execute os seguintes comandos:
adb remount
adb push build.prop /system
adb push libGLES_qcom.so /system/lib/egl
adb push gralloc.msm7k.so /system/lib/hw
adb push gralloc.morrison.so /system/lib/hw
adb shell
chmod 644 /system/lib/egl/libGLES_qcom.so
chmod 644 /system/lib/hw/gralloc.msm7k.so
chmod 644 /system/lib/hw/gralloc.morrison.so
adb reboot
5) Para ter certeza que está funcionando você pode instalar o aplicativo 'quadrant' e na opção 'System Information' procurar por 'OpenGL ES 1.1'.


Links

OpenGL 1.1 v2.0 - http://www.mediafire.com/?h2c8sjdz7e1449t (Recomendada)
OpenGL 1.1 v2.1- http://www.mediafire.com/?91wdi9c8yaxifym

Build.prop - http://www.mediafire.com/?9wt1tftudaujh9q

Changelog

v2.0 - add "gralloc.morrison.so"
v2.1 - update "libGLES_qcom.so"

6 comentários:

  1. Boa tarde cara.

    Quando faço o paço 02, quando coloco adb shell ele já aparece # direto. Depois no paço 04 quando coloco adb remount ele dá uma menssagem adb: not found.

    Está certo ou será pq particionei o SDcard? Poço continuar?

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  2. Amigo certifique-se que o arquivo adb esteja na pasta tools.

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  3. certifique-se de que o cmd esta na pasta tools tbm, e execute o comando adb shell.

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  4. Seguinte:
    - Passo 2: após o "adb shell":
    - se aparecer # tá tudo ok.
    - Se aparecer $ executa o "su", e se aparecer # tá tudo ok. Senão você vai ter que fazer root no seu cel. Boa sorte.
    - Passo "2.5": no prompt #, executa "exit" pra voltar pro prompt do Windows.
    - Passo 4: antes do último comando ("adb reboot"), tem que fazer "exit" de novo.

    Fiz no meu (Android 2.3) e ele tá travado na tela de boot. Boa sorte pra mim agora... :-P

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  5. Bem nada que uma boa "flashada" da última ROM não resolvesse.

    A instalação do OpenGL funcionou fazendo o seguinte:
    - Em vez de usar o build.prop do post, copia o do seu celular (/system/build.prop) pra o diretório do adb, e abre ele *no WordPad* (não no Notepad, senão vai dar problema com as quebras de linhas).
    - Edita ele pra acrescentar as linhas "debug.sf.hw=1" e "ro.opengles.version=65537" antes de "dalvik.vm.stack-trace=..." (fonte: http://www.simply-android.com/discussion/833/mod-opengl-es-1.1-for-motorola-cliq/p1).
    - O resto segue igual.

    Realmente a parte gráfica fica mais rápida; as telas rolam sem aquelas "pausas" eventuais na animação. O Angry Birds, que era o que eu queria, se torna "jogável" mas ainda longe de uma animação suave.

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